segunda-feira, 29 de abril de 2013

SAÚDE ORAL

A Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Direção Geral de Saúde criou o PROJETO SOBE, para promover a saúde oral em ambiente escolar.

Neste sentido, a biblioteca da nossa escola organiza algumas atividades, de 2 a 10 de maio, para as quais convida os professores de Ciências, 2º ciclo e os respetivos alunos.



As atividades terão a duração de 45 m e serão as seguintes:

1. visita à exposição
2. filme sobre saúde oral
3. entrega de um kit de escovagem (aos alunos que almoçam na escola)


quinta-feira, 18 de abril de 2013

FESTA DO LIVRO


A Escola Básica nº6 de Vila Real (EB1 e JI) vai realizar, em conjunto com a Biblioteca da escola sede, "Festa do Livro", nos dias 22 e 23 de Abril.
Inúmeras atividades se vão realizar e de entre elas destacamos a exposição de trabalhos baseados no conto “O menino e a árvore” de Aloísio Fonseca  e ilustrado por Elisabete Leite (da Direção do Agrupamento) , ambos naturais de Vila Real e o "Encontro" das crianças com o autor e com a ilustradora.
De salientar que este livro "O menino e a árvore" existe no catálogo da Biblioteca da escola sede e sendo uma publicação de 1976 não deixa de passar uma mensagem bem atual para as crianças. Dizem os autores: "Vivemos uma época de crise...de crise ecológica, pois o equilíbrio da natureza está a ser ameaçado, a tal ponto de corrermos o risco de tornar o mundo inabitável".
Visitem a Escola Básica nº6 de Vila Real durante a "Festa do LIvro"!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro 


Dia 23 de Abril a Disciplina de Espanhol e a Biblioteca Escolar (sede) vão comemorar o Dia do Livro e o Dia de Miguel Cervantes.

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em  de 1926 em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol.

Em 6 de Fevereiro de 1926, o governo espanhol, aceitou a data e o rei Afonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em1959, a UNESCO instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de neste dia se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare.


DIA DO DESENHADOR


Dia 15 de abril assinalou-se o Dia do Desenhador, data escolhida por ter sido o dia de nascimento de Leonardo da Vinci, um dos maiores vultos das artes.

A Biblioteca, para comemorar este dia, iniciou um atelier de desenho, sendo dinamizado pelas alunas: Diana Anjos, Inês Martins e Renata Filipa do 7º A.

Todos os alunos são convidados a inscrever-se nas "aulas" que se realizam à segunda e quinta-feira, das 14 às 15 h.



terça-feira, 9 de abril de 2013

VISITA A MOGADOURO


No último dia de aulas, do 2º período, os alunos do 3º ciclo  visitaram Mogadouro, terra do escritor Trindade Coelho.
A visita de estudo resultou no culminar do projeto, realizado na Biblioteca, com os professores de Português do 3º ciclo, e com a animadora socio-cultural Inês, no âmbito do Projeto TEIP (+ Conhecimento).
Os alunos começaram por visitar a Biblioteca Municipal, onde foram recebidos com um pequeno "snack" e passaram depois para a exposição do espólio do escritor Trindade Coelho, à guarda da Biblioteca.
 O almoço na escola sede do Agrupamento de Mogadouro foi seguido da receção dos alunos, no auditório da Câmara Municipal, com pompa e circunstância, pela vereadora da cultura.
Mais tarde os alunos visitaram o Castelo de Mogadouro e o regresso a Vila Real foi feito na maior alegria. No entanto, reservaram-se 10 minutos para uma pequena avaliação escrita e os alunos foram unânimes em considerar esta Visita a Mogadouro muito positiva.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

2.ª GUERRA MUNDIAL - HOLOCAUSTO NAZI

Durante a semana de 8 a 12 de Abril, os professores de História do 9.º ano, juntamente com a Biblioteca, vão relembrar a 2.ª Guerra Mundial e os acontecimentos que levaram ao Holocausto Nazi.


Será visionado o filme "Aristides Sousa Mendes" e recordada a história trágica de Ann Frank, através do seu Diário.


 Os alunos irão também elaborar trabalhos para uma exposição alusiva ao tema.

terça-feira, 2 de abril de 2013

 
O Dia Internacional do Livro Infantil comemora-se a 2 de abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. O cartaz alusivo deste ano é da autoria de Maria João Worm, vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado.

Alegria dos livros à volta do mundo é a mensagem deste ano, num belo poema de Pat Mora que podem ler aqui.

Podem ler também a reportagem da Sic Notícias aqui: