sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CASTELOS de PORTUGAL

Integrada na atividade "Castelos de Portugal", organizada pela Biblioteca da Escola sede, e dirigida aos alunos de 5.º ano da disciplina de História, os alunos elaboraram textos, desenharam e "vestiram" um cavaleiro.








As Bibliotecas Escolares dos dois Agrupamentos de Vila Real, da Escola Camilo Castelo Branco, da Escola S. Pedro,  o Colegio da Boavista e a Biblioteca Municipal vão participar no evento nacional promovido pelo Plano Nacional de Leitura que se intitula "Semana da Leitura" e que este ano tem como tema o MAR.
Uma das actividades será "Café com Letras de Mar" que pretende promover a leitura em toda a cidade de Vila Real. Os alunos das escolas envolvidas vão elaborar ou escolher frases de escritores sobre o MAR e distribui- las por todos os cafés da cidade que por sua vez as entregarão aos seus clientes, na toma do café.
Outra actividade importante será "Ler sempre andar" que vai proporcionar aos utentes da Corgobus (empresa de transportes) sessões de leitura realizadas por alguns alunos, de todas as escolas envolvidas.
LIVROS COM BOLOS

CONVITE
 
Integrada na actividade Livros com Bolos a biblioteca da escola sede vai levar a efeito uma sessão de divulgação cultural intitulada Literatura e Arte, no dia 26 de Fevereiro, pelas 16:45h.
A animação estará a cargo de Helena Gil, coordenadora do Departamento de Línguas, que fará uma breve apresentação do escritor transmontano Trindade Coelho (integrado no trabalho de promoção de leitura com os alunos do 3º ciclo, em torno deste escritor) e de José Luís Pinto, membro da direcção da escola, que falará da sua experiência pessoal como ilustrador e caricaturista.
Esta sessão tem o patrocínio da pastelaria Serrana, da empresa de vinhos Exauro e da papelaria Branco.

A Biblioteca Diogo Cão (escola sede) vai receber o escritor Pedro Seromenho nas escolas das Flores e do Corgo, no dia 26 de fevereiro.
Pretende-se com esta iniciativa promover e animar a leitura junto das noissas crianças!



FEIRA do LIVRO de BANDA DESENHADA
Decorreu no Agrupamento Diogo Cão, nos dias 19, 20 e 21 de Fevereiro, uma Feira do Livro da Banda Desenhada, organizada pela Biblioteca da escola sede e dirigida aos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico. A Banda Desenhada é considerada a "Nona Arte" e a sua leitura tem uma forte componente didática em todas as áreas do conhecimento específico das disciplinas, desde a língua, ao desenho, à história e também às áreas transversais desde os valores à cidadania.


A Feira foi complementada com a exposição de trabalhos e desenho ao vivo de Alzira Carvalho, aluna da escola Secundária Camilo Castelo Branco e neta do escultor  Zulmiro de Carvalho, que fez o monumento evocativo da visita de João Paulo II a Braga em 1982.
Um grande momento para a leitura, a arte e o desenho!
















Exposição Vila Real vista do céu

Durante o mês de fevereiro, está patente na Biblioteca Diogo Cão a exposição Vila Real vista do céu: oito décadas de fotografia aérea, que reúne imagens provenientes do arquivo do Museu do Som e da Imagem. A iniciativa é organizada em parceria com a Biblioteca Municipal, no âmbito do SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares de Vila Real.











sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CASTELOS DE PORTUGAL

Está a decorrer na biblioteca (sede) uma actividade com o objectivo de apoiar os alunos do 5º ano na  disciplina de História e Geografia de Portugal. Esta actividade tem por título "Os Castelos de Portugal" e desenrola-se no âmbito do Serviço Educativo e de Apoio ao Currículo desta biblioteca. Para além de uma exposição sobre os Castelos de Portugal, os alunos são convidados a ver um filme sobre a fundação de Portugal e ainda a realizar jogos sobre o tema. A exposição conta também com os exemplares livros, que sobre este assunto a biblioteca tem no seu acervo.